São Paulo, Brasil

CNPJ: 30.682.847/0001-64

©2018 by MS Eventos. Todos os direitos reservados, proibida reprodução total ou parcial sem autorização.

Buscar
  • Marcely Souza

Sustentabilidade em eventos, quais ações sua empresa têm investido?

Atualizado: Jan 2



Antes de falar de sustentabilidade é preciso entender o conceito, que está relacionado ao conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas para um desenvolvimento sustentável e assim garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, em outras palavras, significa a possibilidade de crescimento econômico e provimento das necessidades básicas humanas sem o desgaste e poluição ambiental.


Poucas pessoas param para pensar no impacto ambiental que eventos geram. No planejamento do seu evento é possível pensar de forma mais sustentável e assim gerar um alto impacto no meio ambiente.


Um evento pode reunir dezenas, centenas ou até milhares de pessoas! O consumo de copos plásticos, folhetos, cartões, energia elétrica, transporte, comida, além de todo material disponível gratuitamente, pode causar um grande impacto no meio ambiente.


Ao pensar em ações que preservem o meio ambiente, a economia e o bem social, você poderá tornar seu evento sustentável.


Mas como fazer isso na prática em eventos?


São diversas ações que podem ser feitas, entre elas podemos listar:


  • Alimentação – buscar por parceiros que se preocupem com o óleo gerado no preparo dos alimentos ou a utilização de alimentos que antes eram descartáveis para fazer a coleta ou doar para instituições de caridade (por exemplo, alimentos aproveitáveis).

  • Transporte – o deslocamento de pessoas e cargas emite grande quantidade de CO2, a dica é trabalhar com fornecedores da que utilizam em sua frota ecológica ou fazer ações que incentivem o publico a utilizar transportes alternativos.

  • Resíduos e Água – Realizar coleta de forma seletiva, possibilitando posteriormente reutilização, reciclagem ou descarte inteligente. Para a água é possível planejar a utilização para otimizar o uso ou buscar espaços de eventos que se preocupem com a economia de água em cozinhas e banheiros. Já para as empresas prestadoras de serviços de limpeza busque aquelas que utilizem produtos que sejam rapidamente biodegradáveis e não prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.

  • Iluminação – Hoje já há inúmeros espaços que tem está preocupação, além de decorações, mobiliários e cenografias que buscam práticas mais sustentáveis.

  • Materiais de Divulgação – Buscar opções alternativas como divulgação online ou escolher utilizar produtos que sejam reaproveitáveis ou recicláveis para a diminuição da matéria-prima. Para os brindes corporativos opte por brindes recicláveis ou feitos de material reciclado, já os banners podem ser feitos de tecido de garrafas pets ou outro material que possibilite a reutilização.

  • Acessibilidade – Oferecer e disponibilizar recursos para pessoas com deficiência, como totens multimídia com sensores de presença que disparam mensagens audiovisuais e espaços com rampas de acesso e piso tátil, é algumas das ações com âmbito social da sustentabilidade.

  • Reflorestamento e valorização das áreas verdes – oferecer ações para reflorestamento que valorizem o plantio de áreas verdes ou a proteção destas áreas.

A empresa que investe em ações ambientais e que faz parcerias com fornecedores também focados em sustentabilidade mostra que está preocupada em oferecer os melhores serviços com menores impactos ambientais.


Quando se pensa em realizar evento mais sustentável e se conscientiza este investimento é revertido em muitos benefícios para a empresa gerando um bom retorno, além de criar uma imagem positiva da marca.


Um exemplo é o festival Rock in Rio, que ao longo dos anos têm se preocupado e investido na sustentabilidade, desde a terceira edição eles vem com a proposta do Projeto “Por um mundo melhor”, onde parte da renda é utilizada para projetos ambientais e sociais, incluindo o plantio de 93 mil árvores. De lá pra cá o festival têm investido em um plano para redução de emissões de CO2, com o fornecimento de um manual para as empresas que trabalham no evento com aplicações práticas e sustentáveis, durante todo o processo de montagem e desmontagem de equipamentos e estruturas. Foi o primeiro festival a reciclar 100% do lixo produzido.


Sua empresa também pode contribuir, seja fazendo ou usando racionalmente os recursos naturais para assim combater o desperdício. Faça parte desde movimento, planeje as ações e inclua estas dicas nos seus próximos eventos.

2 visualizações