São Paulo, Brasil

CNPJ: 30.682.847/0001-64

©2018 by MS Eventos. Todos os direitos reservados, proibida reprodução total ou parcial sem autorização.

Buscar
  • Marcely Souza

Lixo Zero! Ações de sustentabilidade que impactam positivamente nos eventos.

Atualizado: Jan 2



No último mês vivenciamos uma série de eventos voltados para a redução de lixo nos eventos, o chamado Lixo Zero, cada vez mais as empresas, governo, entidade e pessoas tem se preocupado com a produção do lixo.


Sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. O chamado tripé da sustentabilidade é baseado em três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta.


· Social: Engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos.

· Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.

· Econômico: Relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.


Cada ano no Brasil é gerado mais de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos somos o quarto maior produtor de lixo no mundo, sendo que apenas 3% dos resíduos que são encaminhados para reciclagem é de fato aproveitado.

Os eventos de qualquer natureza sejam de caráter científico, comercial, cultural, político ou social, sempre têm uma parcela de atrativo turístico, partindo-se do princípio que atraem ou provocam a curiosidade das pessoas que residem na localidade do evento ou como atrativo para outras pessoas dirigirem para essas localidades, em busca de algo tradicional ou até mesmo inusitado.


O Rock in Rio levantou a bandeira “por um mundo melhor” e o Arvo Festival na edição anterior conseguiu reduzir em 98% a geração de lixo por pessoa, tem sido uma crescente a conscientização em grandes eventos o que não torna uma realidade distante do que sua empresa pode fazer.


Todos podem e devem colaborar, mesmo em eventos menores há ações que podem ser planejadas a fim de minimizar a geração de lixo. Neste artigo, você terá ideias de pequenas ações para serem planejadas no seus eventos e descobrirá que sua empresa também pode contribuir para um mundo cada vez mais sustentável.


Algumas dicas do que fazer durante o evento:


  • Separar o lixo

Quando se separa o lixo em orgânico e reciclável é possível realizar a destinação adequada seja para cooperativas de reciclagem, aterros sanitários, composteiras etc. Separação do lixo em eventos é muito importante para a redução de impactos ambientais.

  • Criar ações para diminuir a emissão de gases do efeito estufa

Procure realizar eventos próximo a locais onde as pessoas consigam ter fácil acesso ou consigam utilizar outros meios de transportes que agridam menos a natureza, um exemplo é a ação que o Welcome Tomorrow está fazendo no evento.



É uma forma interessante de reduzir o impacto causado ao meio ambiente.

  • Economia de energia

Utilizando conscientemente recursos energéticos e optando por iluminação natural, caso o evento ocorra durante o dia, ou por lâmpadas de led, que são mais econômicas.

  • Investir em divulgação virtual

Ao invés de utilizar flyers, banners ou qualquer outra forma de divulgação física, o uso de mídias digitais torna-se mais viável, tanto porque são mais baratos, rápidos, chegam a um público maior, quanto porque são ambientalmente correto, por não gerarem resíduos.


Independente do porte do evento é possível realizar e participar sem causar grandes danos ao ambiente. Para se fazer isso contrate uma empresa organizadora de eventos que irá pensar nestas ações para garantir o êxito do evento e evitar malefícios para o meio ambiente local e global.


Fonte: https://ejeamb.com.br/impactos-ambientais-em-eventos-como-reduzir/

6 visualizações