São Paulo, Brasil

CNPJ: 30.682.847/0001-64

©2018 by MS Eventos. Todos os direitos reservados, proibida reprodução total ou parcial sem autorização.

Buscar
  • Paula Rotta Assis

LEGISLAÇÃO E SEGURANÇA EM EVENTOS: ITEM PRIORITÁRIO NO PLANEJAMENTO.

Atualizado: Jan 2

O mercado de evento no Brasil cresceu consideravelmente nos últimos anos e está cada vez mais competitivo. Portanto, buscar excelência na realização de eventos é imprescindível — aos poucos a categoria ganha espaço no mercado de trabalho e podemos encontrar profissionais mais qualificados.


Assim, ao pensar na realização de um evento ― independentemente de sua natureza ―, deve-se ter um planejamento de segurança em eventos eficiente que inclua todas as fases do evento. Com isso, riscos de incidentes se tornarão praticamente nulos.


No entanto, caso algum imprevisto venha a ocorrer, é fundamental ter um plano de controle da situação — qualquer que seja ela. Confira neste artigo algumas dicas para um bom planejamento de segurança na hora de organizar seu evento!


1. Atente-se para a escolha do local

Esta, na minha opinião é a escolha mais importante. O local deve levar em conta o número de convidados e o tipo de público.


Essa escolha garante que todos sejam devidamente acomodados no dia do evento. Muitos produtores visam o lado financeiro do evento e se esquecem da segurança, e um local não adequado para o seu público representa graves riscos à segurança dos convidados. É imprescindível respeitar a capacidade do espaço.


Alguns outros detalhes compõem a importância de uma Visita Técnica(VT), para a realização do planejamento da segurança do evento:


Informar-se sobre a criminalidade nas redondezas;

Histórico de ocorrências de assaltos;

Quais as opções de estacionamento;

Iluminação nas vias de acesso;

Infraestrutura e a  documentação do local;

Itens de segurança contra incêndio.


2. Faça análise e identificação de riscos


É importante identificar possíveis riscos, como furto e roubo, vandalismo, incêndio, desmoronamento e similares. Os processos de análise e identificação de riscos podem ser otimizados por meio de testes feitos antes do evento. Dessa forma, é possível fazer ajustes prévios, caso necessário.


Essa análise também é fundamental para a criação de planos de contingência. Se qualquer imprevisto ou situação inadequada ocorrer, é indispensável que todos os responsáveis saibam como proceder corretamente.


Em caso de incêndio, por exemplo, é preciso ter um plano de evacuação e saídas adequadas. Já em casos de falta de energia elétrica, o ideal é contar com um gerador em diferentes pontos do local.


3. Obtenha todas as autorizações e licenças


Para cada tipo de evento, existem órgãos responsáveis por fiscalizar e emitir autorizações para sua realização. Evite multas e até o cancelamento do evento.


Tenha em mente que a ocorrência de acidentes em eventos sem as devidas autorizações pode gerar processos cíveis e criminais, além de criar uma imagem negativa para a empresa.


4. Contrate uma empresa de segurança patrimonial


Empresas de segurança patrimonial, têm pessoal qualificado e estão acostumadas a lidar com o público e possíveis incidentes de forma profissional. Para que a segurança em eventos não seja prejudicada, a escolha de um prestador de serviço de qualidade é crucial.


Sabe aquela máxima: "cada um no seu quadrado..."?? Não queira assumir responsabilidades que fogem da sua competência para economizar.


5. Tenha uma brigada de incêndio


Esses profissionais estão aptos a fazer evacuação, resgate e combate em casos de incêndio ou desastres. Além disso, também podem ajudar a verificar o estado de conservação dos extintores existentes no local e até a providenciar sua substituição, caso necessário.


6. Ofereça sites para cadastro


Tenha detalhes a respeito dos participantes: E-mail, CPF e, se não for pedir muito, até mesmo o telefone de contato, são informações que, de fato, podem contribuir para o controle de pessoas.

Por isso, o uso de sites para monitorar cada etapa do evento pode ser uma excelente medida de segurança. São detalhes que fazem toda diferença! Pense nisso.


E ainda há quem pense que organizar evento é para qualquer um, este envolve muitos detalhes que profissionais experientes na área podem resolver e prever com facilidade. Procure a ajuda de um Produtor de Eventos e não coloque o nome de sua empresa em risco.


13 visualizações