São Paulo, Brasil

CNPJ: 30.682.847/0001-64

©2018 by MS Eventos. Todos os direitos reservados, proibida reprodução total ou parcial sem autorização.

Buscar
  • Marcely Souza

Curadoria: O que é, para que serve e como fazer?

Atualizado: Jan 2



Curadoria é o processo de buscar, selecionar, classificar e compartilhar conteúdo relevante e útil de diversas fontes de informação, com o objetivo de gerar mais engajamento da sua marca.

Neste artigo da Ana Fontes (https://lnkd.in/dH4xViP), ela explica muito bem sobre a Curadoria para Eventos, e a trajetória que os profissionais de eventos realizam para que o seu evento seja um sucesso.


A pergunta é: qualquer um pode fazer curadoria de conteúdo de eventos? Depende, se "o qualquer um" for um especialista de verdade, sim. Senão você terá um evento, com as mesmas pessoas e "estrelas" que todos os eventos tem, além de não ter a riqueza de conteúdo.

Diversidade, diversidade, diversidade, um evento rico em conteúdo é um evento diverso, se você colocar somente homens brancos para falar, vocês simplesmente estará ignorando perfis da sociedade que mesmo sendo maioria costumam ser sub- representados, como mulheres, negros.


Resista, muito, a tentação de escolher os amigos para palestrar só porque são amigos e não porque eles são os melhores representantes do tema, além de pegar mal para você, ainda corre o risco de "queimar o filme" do seu amigo senão dominar o assunto.


Resista muito também, a só escolher as estrelas que brilham na mídia, é bacana ter gente famosa e que está em evidência ? Claro, mas dê oportunidade a pessoas bacanas que estão fazendo a diferença e nem sempre tem oportunidades de estar no palco.


Como encontrar as pessoas ? Para isto você precisa ser O/A especialista no tema, se não for contrate uma empresa especializada para criar o line up incrível do seu evento.


Depois que encontrou os nomes, pesquise, investigue , um bom curador tem todo cuidado do mundo em não escolher pessoas que não dominam o tema de verdade (que são palestrantes de ppts) é preciso checar a "autoridade" das pessoas.


Como saber se a pessoa fala bem? Pode ser um ótimo especialista, dominar o tema mas não fala bem ou travam na hora de falar. Vá assistir a uma palestra da pessoa, marque um papo, veja se tem no youtube, enfim, procure formas de saber se no palco a pessoa consegue desenvolver, para conseguir passar o conteúdo de forma clara.


Muitos eventos incluem painéis e não só palestras. Construir um painel é um desafio, ter pessoas que se complementam e não tem o mesmo pensamento é importante, evitar que as pessoas usem PPT (fica chatérrimo).


Então, como construir um lineup rico e que faça sentido ? O mais importante é saber de forma profunda quem é o seu público? O que ele busca ? Quais os objetivos que o evento pretende?


É preciso além de dominar/ ser um especialista no tema, também ser alguém atento e ligado ao universo onde atua, gostar de pesquisar, saber quem é quem, quais as tendências e quem são as pessoas que estão fazendo coisas relevantes.

5 visualizações